top of page

5 dicas para aumentar a segurança da rede corporativa.

Atualizado: 15 de mai. de 2023

Dicas de segurança de rede: Muitas empresas de pequeno, médio e grande porte que fazem o uso de ambientes em rede não têm a total segurança em seus sistemas que podem estar vulneráveis a vírus, malware e spyware. Não importa o tamanho da corporação, todas dependem da informática para realizar parte de suas tarefas e uma falha pode comprometer todo dia de trabalho. Agora mais do que nunca os empresários dependem da rede para as operações de negócios, como controles de venda, faturamento, negociação com os parceiros, entre outros. Mas será que a empresa está totalmente segura?


Esse procedimento pode parecer complexo e trabalhoso, por isso, existem empresas especializadas em segurança no ambiente de rede. Mas, caso não possa dispor desse serviço adicional que muitas vezes é terceirizado, conhecer algumas dicas de como melhorar a segurança no ambiente da sua rede são fundamentais. O ideal é que todo o procedimento seja feito com a supervisão de um consultor da área.

A segurança na rede não vai fazer a empresa crescer, ela vai fazer a empresa dar continuidade no mercado. Por isso, é preciso mudar o pensamento de que a segurança em rede seja algo técnico e que exige investimentos. A segurança em rede é algo extremamente necessário e que garantirá vida longa à empresa. Afinal, as redes tornaram-se essenciais no dia a dia corporativo, tão importantes como o planejamento, vendas e marketing.


Algumas medidas simples, como a implementação de senhas e a realização de cópias de segurança, dificultam a ação de hackers no ambiente corporativo. Outras ações, como impedir que informações institucionais sejam repassadas a terceiros e definir regras de uso das máquinas corporativas também são indicadas para diminuir o risco de invasões. Você pode ficar pensando que as pequenas empresas são menos propensas aos ataques de hackers, mas como as grandes corporações estão trabalhando efetivamente para ter um ambiente seguro, os hackers estão cada vez mais focados em corporações menos protegidas. Portanto, todo cuidado é pouco.


Aumentar a visibilidade do ambiente, automatizar controles, manter sistemas atualizados e adotar ferramentas avançadas contra invasores indesejados são algumas das recomendações dos especialistas. É só uma questão de tempo até que a empresa enfrente uma violação. E a boa notícia é que as tecnologias de segurança de rede estão evoluindo. Armadas com os critérios corretos, as companhias terão a certeza de que podem se defender e minimizar os riscos em uma época desafiadora.


Segurança para sua rede corporativa


Confira algumas dicas que vão ajudar no combate às ameaças das redes corporativas:


1- Visibilidade


Ter uma observação ampla do ambiente para analisar o contexto da rede e acompanhar o comportamento do usuário para determinar se o alvo avaliado é uma ameaça real. A maioria das ferramentas de segurança usadas atualmente não oferece a visibilidade adequada para uma rede dinâmica, comportamento e tráfego na definição de políticas de segurança.


2- Determinar ameaças


É necessário garantir que a segurança da sua rede seja capaz de protegê-la de ameaças eficazes e aquelas que estão se tornando frequentes. As táticas modernas, como encapsulamento, ataques zero, comandos e controle de evasões fazem a diferença frente aos modelos antigos de malwares.



3- Controles granulares


A adoção de mecanismos específicos e granulares é importante nas políticas de segurança, a ponto de customizar a detecção de invasores, respondendo para aplicativos e websites.


4- Automatização


O uso de ferramentas e ajustes nas políticas de segurança podem ser um diferencial. Além disso, ajuda a aplicar essas ações por toda a rede da empresa. Na era de redes de conexão com multi-gigabytes, é preciso reforçar a segurança e inspecionar cada canto desse sistema amplo – tarefa que as defesas tradicionais não fazem.


5- Proteção avançada


Um sistema contra malwares avançados garante inteligência baseada em Nuvem e é capaz de coordenar as defesas de todo o ambiente. Além disso, existem aspectos considerados primordiais no suporte ao modelo de segurança. Ter performance, escalabilidade e flexibilidade no momento de fazer mudanças na rede e ampliações no sistema no futuro assegura uma proteção de alto nível e proporciona solidez aos investimentos já feitos.


A ameaça da exposição de dados pode parecer um problema difícil de ser solucionado à primeira vista, mas as empresas que adotam uma política de segurança e fazem concessões aos funcionários conseguem manter seguras as informações sigilosas no ambiente corporativo, sem causar desconforto para seus colaboradores.


Vale ressaltar que as políticas de segurança devem ser criadas especificamente para cada empresa, pois às vezes o método que a empresa “A” usa não é totalmente eficaz para a empresa “B”. Cada caso deve ser analisado pelos responsáveis da área após uma ampla conversa com o diretor de TI ou até mesmo com o dono da empresa. A segurança em rede é algo único e exclusivo que deve ser tratado com muito cuidado e profissionalismo.



8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page